Princípios de administração que você não pode deixar de fora de seu negócio

Seu negócio está precisando de ordem? Aqui estão algumas dicas úteis

Alguns princípios da administração podem ajudar a profissionalizar o seu negócio.

Alguns princípios da administração podem ajudar a profissionalizar o seu negócio.

Existe uma grande diferença entre ser dono de uma empresa de vending machine, e ser administrador de sua empresa.

Provavelmente, o mercado e os funcionários consigam sentir a diferença entre uma coisa e outra. Afinal, um dono de empresa não consegue tirar o melhor de seu negócio, e muitas vezes, acaba colocando os pés pelas mãos.

É justamente para isso que surge a administração: para colocar o seu negócio em ordem, e transformá-lo de um organismo em uma organização.

Um organismo é justamente uma empresa sem direcionamento, sem rotinas, sem administração, onde as coisas simplesmente acontecem, sem nenhuma razão de ser ou motivo.

Ela tem vida, mas muitas vezes o caos impera, e fica difícil de crescer por falta de processos, controles, princípios e principalmente por falta de liderança.

Por outro lado, quando bem administrada, uma empresa passa de organismo a organização. Uma organização tem processos de trabalho, liderança, princípios e rotina.

Quando a sua empresa é bem administrada, ela muda de um organismo para uma organização, porque tem ordem.

E é justamente isso que faltam em muitas micro e pequenas empresas. E, obviamente, o mercado de vending machines não é muito diferente.

Não é muito difícil nos depararmos com empresas que foram crescendo sem norte e sem sentido. Muitas vezes visitamos clientes em que suas empresas de vending foram crescendo em torno de seus donos, e acabaram totalmente perdidas.

Isso acontece porque essas empresas cresceram tendo à frente profissionais mão-na-massa, que faziam de tudo um pouco dentro da empresa.

Assim, essas operadoras de vending não tiveram oportunidade de criar processos de trabalho, posições, e ter uma liderança consolidada.

Em muitos desses casos as empresas cresceram, mas atingiram um ponto em que não conseguem mais crescer, principalmente por não terem um líder à sua frente.

Não é apenas a liderança que precisa ser desenvolvida nesses casos. Os funcionários precisam ter direcionamento para fazer o seu trabalho do jeito certo, e a empresa precisa ter um processo de funcionamento.

Ela não pode se dar ao luxo de ficar à mercê do que o dono sabe. Precisa andar sozinha, porque só assim irá atingir o verdadeiro crescimento.

De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas por falta de gestão profissional chega à 24,6%. Isso demonstra o quanto a falta de administração pode ser prejudicial às empresas.

Você enxerga a sua empresa nesse cenário? É justamente para evitar qualquer catástrofe para a sua empresa que existem os princípios da administração.

Você não precisa ser um mestre em administração para tornar a sua empresa uma organização profissional.

Você está pronto para transformar a sua empresa em uma organização profissional?

Você está pronto para transformar a sua empresa em uma organização profissional?

Os princípios da administração

O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle.

O ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros.

A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.

Esses são os princípios da administração que permitem que a sua empresa seja mais profissional, e assim cresça de maneira sustentável.

Princípio #1: planejamento

O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Interpretam-se dados, analisam-se recursos.

O planejamento ocorre com base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer coisa.

Princípio #2: organização

Organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados.

Princípio #3: direção

Direção, neste procedimento decisões são necessárias, para que os objetivos relacionados no planejamento continuem alinhados.

Princípio #4: controle

Controle, é onde é possível vislumbrar todo o processo de planejar, organizar e direcionar. Liderar e discernir se o resultado foi o almejado. Assim é possível recomeçar um novo ciclo com mais planejamento e suas etapas subsequentes.

Para administrar nos mais variados níveis de organização é necessário ter habilidades, estas são divididas em três grupos: as habilidades técnicas são habilidades que necessitam de conhecimento especializado e procedimentos específicos e pode ser obtida através de instrução.

As habilidades humanas envolvem também aptidão, pois interagir com as pessoas e suas atitudes exige compreensão para liderar com eficiência.

As habilidades conceituais englobam um conhecimento geral das organizações, o gestor precisa conhecer cada setor, como ele trabalha e para que ele existe.

Com vistas às diversidades de informações, é preciso estar atento para sua relevância, nas organizações as informações são importantes, mesmo em tomada de decisões. É necessário avaliar a qualidade da informação e saber aplicar em momentos oportunos.

Sua empresa sabe para onde está indo?

Obviamente que administrar é mais do que planejar, organizar, dirigir e controlar.

Mas, se você começa a implementar os princípios básicos da administração na sua empresa aos poucos, ela começa a ser vista como uma organização.

O conceito de organização é: uma entidade social formada por 2 ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo.

Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.

A sua empresa está preparada e estruturada para se tornar uma organização, ou você ainda está à frente de um organismo?

Implemente os princípios da administração em sua empresa hoje mesmo

Implementar os princípios da administração em sua empresa é caminhar rumo ao progresso e ao crescimento.

Uma empresa sem planejamento, ordem, organização e controle não consegue crescer, uma vez que aquilo que não pode ser medido não pode ser melhorado.

Se você estiver preparando a sua empresa para crescer, o primeiro passo é torna-la uma organização pronta para caminhar com suas próprias pernas.

É praticamente como um filho: precisamos cria-los com bases sólidas para que eles sejam capazes de andar com as próprias pernas, crescerem e se desenvolverem. É isso que toda empresa precisa.

Se você acredita que a sua empresa está presa sem saber como sair do lugar e possibilitar o crescimento, faça um raio-x de sua empresa e veja se você está sendo um administrador, ou apenas dono do seu negócio.

Se você chegar à conclusão de que é dono, não se preocupe. Comece a pensar nos 4 princípios da administração e planeje o seu negócio para virar uma organização.