Os primeiros passos para iniciar um negócio de vending machine

Está pensando em entrar no mercado de vending machine? Nós temos algumas dicas úteis para você

Você está pronto para dar os primeiros passos no negócio de vending machine?

Você está pronto para dar os primeiros passos no negócio de vending machine?

Você se interessa pelo mercado de vending machine e gostaria de saber como dar os primeiros passos nesse mercado? Nós vamos ajudar você que não faz ideia de como começar.

Muitos profissionais de planejamento de negócios e administração pregam que para dar os primeiros passos em qualquer negócio, você precisa conhecer do mercado que está querendo entrar.

Afinal, se mesmo planejando um negócio o mercado já é repleto de dificuldades e incertezas, se você não souber o que está fazendo, suas chances de êxito chegam muito próximas do zero.

Dito isso, aqui estão algumas dicas importantes para você dar os primeiros passos.

#1. Tenha um bom plano de negócios

Se você está começando um negócio do zero, vai querer traçar um plano de negócios para definir todos os passos do seu crescimento.

Foque em um modelo e especialize-se. A tendência é que cada vez mais surjam novos operadores especializados na venda de determinados produtos. Assim como franquias.

O que você pretende vender? Onde? Trace um passo-a-passo das empresas e locais onde  você gostaria de implantar as suas máquinas, e comece a sua abordagem.

Qual é o seu foco? Alimentação? Health food? Divulgação de alguma marca? Serviços de café para o mercado corporativo?

Você precisa saber quais são os seus potenciais clientes, o que precisa fazer para que eles queiram suas máquinas, e principalmente, movimentar o processo de vendas para chegar até lá.

Estabelecer um processo comercial é a melhor maneira de começar a traçar seu plano de vendas. Feito isso, tudo que você precisa fazer é conseguir os clientes.

Um processo comercial vai ajudar você a fazer o seu negócio dar certo.

Um processo comercial vai ajudar você a fazer o seu negócio dar certo.

#2. Escolhendo seu equipamento de vending machine

A cada ano que passa o mercado traz novas opções. Antes o foco era nas tradicionais máquinas de café, bebidas quentes e snacks. Porém, conforme o mercado fica mais maduro, novas máquinas têm sido lançadas e comercializadas no mercado nacional.

Têm surgido demanda pelos mais variados tipos de produtos. Não somente relacionados à alimentação, mas também eletrônicos, flores, maquiagens, paletas mexicanas, açaí, e o que mais couber na máquina.

Você já sabe em qual nicho pretende se especializar? Quais locais pretende colocar suas máquinas? Conecte-se com os principais fabricantes e importadores de máquinas do País e consulte um vendedor que também poderá te auxiliar.

Dentre as principais marcas distribuídas no Brasil estão: N&W, Bianchi, Luxor, Jofemar, entre outras.

#3. Defina os seus produtos e fornecedores

Dependendo dos produtos que você for vender, é provável que existam vários fonecedores. Para snacks em geral, por exemplo, você pode recorrer aos diversos atacadistas como Walmart, Makro, Atacadão, entre outros.

Para produtos de café e solúveis, é importante definir um fornecedor específico e não variar com tanta frequência visto que a qualidade dos produtos e a regulagem das máquinas é diretamente afetada.

No mais, assim como em qualquer outro negócio, tenha em mente que sua margem é diretamente afetada pelo custo dos produtos, portanto busque preços conversando e negociando com seus fornecedores.

A regra é simples: quanto melhor as condições de compra de seus produtos, mais lucro terá com a venda deles em suas máquinas de vending. Por isso, é importante garantir que você está comprando pelo menor preço possível.

#4. Gerencie sua operação de maneira profissional

Se você acredita que abastecer suas máquinas pode ser simples e será o seu único trabalho, reflita. São muitos os operadores que iniciam um negócio sem planejamento e não conseguem calcular corretamente suas margens.

Um negócio de vending, por menor que seja, já nasce complexo. Afinal, este segmento possui toda uma logística para abastecimento, e depende de várias variáveis como acerto nas compras e no valor de venda, assim como controle de perdas de produtos e dinheiro. Fatores que, se deixados de lado, podem deixar seu negócio no negativo sem que você perceba.

Por isso que, ter um controle adequado e apropriado para o seu negócio, é imprescindível. Utilize desde o início soluções específicas para controle e gestão do seu negócio.

Você não só terá mais visibilidade do que está acontecendo nas suas máquinas, como também irá aprender com as melhores práticas do mercado caso utilize soluções adequadas.

Conheça a solução para gestão de vending machines da AMLabs e junte-se aos operadores que mais crescem no mercado.

Você está pronto para dar os primeiros passos

Como você pode ver, o negócio de vending machines não é nada fácil como muita gente imagina.

Apesar de vending machines serem máquinas automáticas de vendas, você precisa de controle para conhecer e administrar o seu negócio.

Conhecer o passo-a-passo do negócio de vending vai fazer com que você saiba mais sobre onde está pisando. É muito importante que você não entre no mercado sem saber o que te espera.

Para ajudar ainda mais, nós não queremos que você dê um passo no escuro. Por isso, agende um bate-papo conosco, e caso você já tenha começado, que tal experimentar por 15 dias nossa solução para gerenciamento de vending machines e ter total controle sobre a sua operação?

Certamente os resultados irão fazer você entender melhor sobre o seu negócio, e trilhar um negócio bem sucedido no mundo das vending machines.