Linhas de financiamento disponíveis para operadores: financiamento de máquinas e equipamentos

O financiamento de máquinas e equipamentos pode ser uma excelente oportunidade para expandir e crescer. Conheça um pouco mais sobre essa modalidade de crédito

Você precisa expandir. Sabe qual é a melhor modalidade de crédito para você?

Você precisa expandir. Sabe qual é a melhor modalidade de crédito para você?

Chega um momento em que muitas empresas precisam recorrer a alguma modalidade de crédito para crescerem.

Mas, saber o tipo certo de modalidade de crédito antes de contratá-la é muito importante para que você faça a coisa certa, fuja dos juros exorbitantes, e ainda tenha a certeza de que encontrou o melhor investimento.

Antes de aprofundarmos um pouco mais, é importante salientar que, o financiamento precisa ser visto como um investimento.

Não recomendamos, de maneira alguma, que você recorra a nenhum tipo de empréstimo ou financiamento sem que eles sirvam para alavancar o crescimento da sua empresa, aumentar o capital de giro, ou até mesmo, incrementar o estoque de forma consciente.

Lembre-se de fazer essa pergunta a si mesmo antes de mergulhar em algum empréstimo que não vá ajudar, nem beneficiar o crescimento da sua empresa.

O primeiro assunto que vamos tratar em nossa série sobre linhas de financiamento disponíveis é o financiamento de máquinas, equipamentos e veículos.

Para crescer, a primeira coisa que operadores de vending machine precisam fazer é ter mais máquinas para oferecer. Depois de fecharem um novo contrato, precisam adquirir novas máquinas para que a partir daí elas sejam alocadas e comecem a vender.

O que podemos concluir com isso? Que, para aumentar o número de clientes e crescer, é fundamental que se tenha novas máquinas para oferecer a novos clientes.

Além disso, não é apenas esse tipo de máquina (vending machine) que estamos falando. O financiamento também pode ajudar a renovar ou expandir frotas e substituir veículos.

Agora que você já sabe que pode financiar máquinas e equipamentos diretamente, vamos conhecer um pouco mais sobre essa modalidade de financiamento.

Como funciona o financiamento de máquinas e equipamentos?

O financiamento de máquinas e equipamentos permite que você financie máquinas, equipamentos e até mesmo móveis para mobiliar o escritório.

Através dessa modalidade de financiamento (que pode ser leasing ou CDC), é possível comprar o bem e através de financiamento. Assim, o banco financia o bem diretamente para o vendedor, e você quita o valor total do financiamento (mais juros) diretamente para o banco.

Praticamente todo banco comercial possui essa modalidade de financiamento, o que torna a variação de juros cobrado em cada operação muito diferente.

Além disso, você pode tentar o financiamento diretamente com o BNDES, que tem uma das melhores taxas do mercado, por ser um banco de fomento econômico.

Para isso, os equipamentos a serem adquiridos precisam ser de fabricação nacional. Essa é uma das exigências que o banco faz para que o bem seja financiado via BNDES.

Nem sempre é possível enquadrar as exigências do BNDES para financiamentos e compras. Mas, sempre que isso for possível, o BNDES acaba sendo a melhor opção de financiamento, por ter o subsídio do governo, e por isso taxas e condições muito mais atraentes para o contratante.

Recomendamos, antes de você consultar outras instituições financeiras, que você dê uma boa estudada nas condições do BNDES para financiamento de máquinas e equipamentos, também conhecido como Finame.

Como segunda opção, pesquise no seu banco, através de reuniões com seu gerente, se ele possui alguma condição especial para você.

Se você não puder submeter seu bem para ser financiado pelo BNDES, pesquise nas demais instituições financeiras para encontrar a melhor condição de juros.

Entre os bens que podem ser financiados, entre leasing e CDC, temos:

  • Mobiliário
  • Veículos
  • Máquinas e Acessórios
  • Equipamentos (computadores, TVs, impressoras, leitores de códigos de barra, máquinas de fotografia, filmadoras, ventiladores, ar condicionado, POS, etc.).

Como você pode ver, é uma grande variedade de produtos que podem ser financiados através do financiamento de máquinas e equipamentos, com juros menores do que um empréstimo para a compra desses equipamentos.

Comprar vending machines através de financiamento pode ser uma boa maneira de investimento.

Comprar vending machines através de financiamento pode ser uma boa maneira de investimento.

Por que optar pelo financiamento de máquinas e equipamentos?

Muitos empreendedores desconhecem o financiamento de máquinas e equipamentos, e acabam simplesmente parcelando a compra, ou pegando empréstimos tradicionais para comprar esse tipo de equipamento.

A grande diferença entre uma coisa e outra (pegar um empréstimo e comprar o equipamento, e financiar o equipamento) são os juros.

Os juros são muito diferentes. Quando você financia um equipamento, quem está pagando por ele é o banco. Então, na verdade, o equipamento fica alienado ao banco, enquanto você usufrui dele.

O equipamento só passa a ser da sua empresa depois que você paga por ele. Assim, como o banco tem o bem como forma de garantia, ele acaba cobrando juros mais atrativos para o financiamento.

Isso acontece, porque qualquer inadimplência durante o financiamento acarreta na apreensão do bem, que posteriormente é vendido em leilão para quitar a dívida do devedor junto à instituição.

Por conta dessa garantia que o banco tem de recebimento, os juros são mais baratos do que os juros envolvidos em um empréstimo comum.

É justamente, por esse motivo, que é muito importante se lembrar dessa linha de financiamento, antes de recorrer a um empréstimo tradicional.

Escolha o financiamento de máquinas e equipamentos para financiar sua expansão

Antes de recorrer a um empréstimo, ou aos seus juros de cheque especial, procure informações sobre o financiamento de máquinas e equipamentos.

Ele sempre será a melhor saída para a sua empresa, já que os juros são menores e as condições de crédito são mais atraentes ainda.

Tenha sempre isso em mente: se um produto, equipamento ou utilitário pode ser financiado, recorra a essa modalidade. Quem vai sair ganhando é a sua empresa.

Mas, antes de contratar essa modalidade em qualquer instituição financeira, pesquise por melhores ofertas de juros, porque isso também é um outro detalhe que faz toda a diferença.

Converse, inicialmente com seu gerente, veja o que ele pode te oferecer, e depois pesquise outras condições no mercado, em outros bancos.

Certamente, uma pequena pesquisa vai ajudar ainda mais a viabilizar o empréstimo de máquinas e equipamentos para a sua empresa, já que o prazo de financiamento (até 120 meses) acaba variando de acordo com o banco.

Você tem alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários. A sua dúvida pode ser o tema de nosso próximo artigo, e motivar ainda mais a nossa série de linhas de financiamento para operadores de vending machine.