Guia para ser mais produtivo e ter mais tempo livre

Você está precisando de mais tempo livre em sua agenda? Nós temos algumas dicas que irão ajudar

Você se sente sufocado com a sua rotina?

Você se sente sufocado com a sua rotina?

Você se sente sufocado com a sua rotina e parece no final do dia que você não rendeu, nem conseguiu fazer tudo que tinha que ter feito?

Esse problema acontece com muitos profissionais. Muitas vezes, a rotina nos sufoca, e ao mesmo tempo em que não temos nenhum tempo livre em nosso dia, acabamos não dando conta de todas as tarefas.

Essa situação é familiar a você? Você já teve a impressão de chegar no escritório e não ver o tempo passar? Ou pior ainda, do dia acabar e ainda ter coisa pra fazer, clientes para atender e problemas para resolver?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, não se preocupe. Você não é o único que já passou por isso.

A sensação dos profissionais é que o dia não rende ao mesmo tempo em que não sobra nenhum tempo livre – muitas vezes nem para ir almoçar, ou ir ao banheiro.

Essa situação é mais comum do que se imagina. E muitas empresas acabam estagnando justamente por não conseguirem dar a volta por cima nessa rotina cansativa.

Se esse é o seu caso, nós temos algumas dicas que podem ajudar, você, sua equipe e sua empresa a serem mais produtivos.

#1. Tenha uma boa rotina matinal

Uma das melhores maneiras de começar o seu dia é acordar cedo e ter um café da manhã saudável.

É comprovado que os CEOs e outras pessoas bem sucedidas têm rotinas matutinas parecidas, que incluem exercícios e otimização da caixa de e-mails para encontrar as tarefas mais urgentes.

Além disso, a manhã é o momento em que o córtex pré-frontal é mais criativo. Um estudo científico dos circuitos cerebrais confirma que a atividade criativa é maior durante e imediatamente após o sono, enquanto as partes analíticas do cérebro, relacionadas a edição e revisão, tornam-se mais ativas ao longo do dia. Ressonâncias magnéticas mostram que no período matutino o cérebro faz mais conexões do que o período noturno. Isso contribui para o processo criativo.

Portanto, leve isso em consideração para escolher quais atividades realizar durante a manhã. E é claro, também levando em consideração o seu  relógio biológico. Cada pessoa tem seus períodos de maior produtividade.

Mas independetemente do que você escolher fazer, lembre-se de criar bons hábitos matutinos para que o seu dia seja muito produtivo.

#2. Aprenda a priorizar

Às vezes nós não conseguimos ter um dia produtivo porque nós simplesmente não sabemos por onde começar.

Quando esse é o caso, a solução mais simples é listar tudo que você precisa começar a fazer, em seguida priorizar essas tarefas com base em sua importância e urgência.

Você pode usar o Week Plan para priorizar a sua agenda. O Week Plan é um aplicativo simples que vai ajudar você a priorizar a sua semana usando a grade de gerenciamento de tempo Covey.

Se você colocar os itens mais urgentes e importantes em primeiro lugar, você será capaz de ser mais produtivo, mantendo o seu estresse baixo.

#3. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Um dos maiores problemas com a produtividade são as distrações. Quer se trata de ruídos, pensamentos ou jogos, distrações são uma barreira para qualquer dia produtivo.

É por isso que é importante saber onde e quando você trabalha melhor. Precisa de um pouco de barulho ao fundo para se manter produtivo? Você pode escutar um pouco de música.

Não suporta nem ouvir o tique-taque de um relógio para se manter no caminho da produtividade? Trabalhe em uma sala isolada, isso vai ajudar.

Além disso, não tenha medo de usar a tecnologia para otimizar e fazer melhor uso do seu tempo.

Sites como focus@will e Simply Noise podem ajudar você a se manter focado e produtivo durante todo o dia.

Otimize o seu tempo se concentrando em 1 coisa de cada vez.

Otimize o seu tempo se concentrando em 1 coisa de cada vez.

#4. Faça pausas

Concentrar-se pode acabar drenando um monte de energia e tornar o nosso dia produtivo, em um dia totalmente improdutivo.

Para reduzir a fadiga mental durante suas tarefas, tente usar a técnica Pomodoro. Essa técnica consiste em trabalhar em uma tarefa por 25 minutos, e em seguida, fazer uma pequena pausa antes de outra sessão de 25 minutos.

Depois de 4 sessões Pomodoro, não se esqueça de fazer uma pausa mais longa para descansar e refletir.

#5. Gerencie seu tempo de forma eficaz

Não há nada como o tempo livre. Mas você sabe, afinal de contas, quanto tempo livre você tem?

Você pode utilizar o aplicativo RescueTime para enxergar quanto tempo livre você tem, quando você é mais produtivo, e quando você está simplesmente perdendo tempo em suas tarefas.

Com esses dados, você aumenta a qualidade do tempo de baixa intensidade. Por exemplo, ler notícias enquanto se exercita, ou ouvir as notas de uma reunião enquanto cozinha pode aumentar seu tempo livre.

Muitas das tarefas cotidianas que rotineiramente fazemos podem ser emparelhadas com outras tarefas que levam você a um dia mais produtivo.

#6. Comemore e reflita

Não importa como você transforma o seu dia em algo produtivo, certifique-se de ter tempo e comemorar o que você realizou. É importante recompensar a si mesmo de modo que você possa continuar executando um grande trabalho.

Além disso, um sistema de recompensas pode ser um motivador incrível. Como se isso não bastasse, você deve refletir o seu dia, para descobrir o que funcionou e o que não funcionou.

A reflexão sobre a sua rotina aumenta, não apenas a sua produtividade futura, como também dá a seu cérebro tempo para se desestressar de sua rotina.

Comece agora e aja rápido

O mais importante sobre a sua rotina é aprender rapidamente a se tornar mais produtivo, e ter mais tempo livre no final do seu dia.

Sentir-se sufocado só vai ajudá-lo a ficar mais cansado e desenvolver problemas como estresse e síndrome de burnout. Se isso acontecer, certamente a sua produtividade será prejudicada.

Otimize o seu tempo, e aprenda a ser mais produtivo com ferramentas simples e aplicativos que podem impulsionar o seu desempenho.

Implemente algumas dessas técnicas em sua rotina, e sinta a diferença em seu dia-a-dia. Depois disso, compartilhe conosco os ganhos de produtividade que você teve com as nossas dicas.