Entrevista com Ricardo Rosenberg, da Machine & Mídia

Conheça um pouco mais sobre a Machine & Mídia, empresa especializada em personalização de vending machine que já faz sucesso com grandes marcas

Com ideias diferentes e máquinas interativa, a Machine & Mídia vem se diferenciando e ganhando espaço no mercado de vending machine.

Com ideias diferentes e máquinas interativas, a Machine & Mídia vem se diferenciando e ganhando espaço no mercado de vending machine.

Se você acha que o mercado de vending machines é marcado por máquinas iguais, vendendo os mesmos produtos, com os mesmos meios de pagamento, está bem enganado.

Existe uma nova tendência no mercado de personalizar e criar máquinas interativas com o foco em gerar uma experiência diferente para o usuário.

Tendo como destaque uma identidade visual única e oferecendo uma experiência de compra única para seus clientes, a Machine & Mídia faz parte de uma geração de fornecedores que pensa além de uma vending machine.

A marca já conta com empresas como Unilever, Ferrero, Coca-Cola, Natura, Netshoes, SBT, dentre outras grandes empresas no portfólio, e vem se destacando no mercado por oferecer máquinas exclusivas e personalizadas.

A experiência vem dando certo. Se você passou pelas estações de metrô durante a Copa de 2014, provavelmente deve ter esbarrado com uma máquina da Netshoes, vendendo camisas personalizadas da seleção brasileira.

Se, você não apenas viu as máquinas, como também comprou uma camisa, a você é a prova viva de que as ações da Machine & Mídia estão dando certo, e por isso são um sucesso.

No final de outubro, nosso diretor comercial, Caio Saad, visitou o escritório da Machine & Mídia e gostou muito do plano de negócios da empresa.

Assim que ele saiu do escritório da Machine & Mídia em São Paulo, pensou em fazer uma entrevista com Ricardo Rosenberg, o diretor de novos negócios da marca.

A ideia, é mostrar que o negócio de vending machine pode ir muito além do que só apenas uma máquina vendendo um produto.

É possível agregar valor ao seu produto, criar diferenciais e, dessa maneira, chamar atenção do mercado com ideias novas, executadas de maneiras personalizadas para cada cliente.

Nas perguntas abaixo, você vai poder conhecer um pouco mais sobre o modelo de negócios da Machine & Mídia, conhecer seus diferenciais, e se inspirar com as ideias de Ricardo e sua equipe.

1. De onde surgiu a ideia da Machine & Mídia?

A Machine Midia começou em 2008 importando vending machines de pequeno porte (modelo que é fixado em paredes de banheiros) comercializando preservativos, absorventes, chicletes entre outros produtos de necessidade e alto giro.

Com mais de 200 vending machines instaladas a demanda por manutenção e projetos personalizados fez com que a empresa iniciasse o desenvolvimento e produção nacional de uma solução com fácil personalização, maior interatividade e peças de reposição nacionais.

Assim a Machine & Mídia iniciou seu ciclo de desenvolvimento, personalização e produção de vending machines interativas para diversos mercados.

2. Qual á a vantagem de ter uma vending machine interativa?

A interatividade garante uma experiência de compra mais conveniente e intuitiva.

3. Quais são os resultados esperados de uma máquina interativa feita pela Machine & Mídia?

Os resultados esperados são uma maior confiança e fidelização por parte do consumidor para que o mesmo se identifique com a marca e com a ferramenta, em um PDV conveniente e seguro.

Sampling machine da Machine & Mídia faz sucesso na Avenida Paulista, em São Paulo.

Sampling machine da Machine & Mídia faz sucesso na Avenida Paulista, em São Paulo.

4. Uma máquina interativa interfere nos resultados de vendas, ou apenas chama mais atenção do seu público?

Como a experiência de compra é otimizada o resultado em vendas também é otimizado, mas sem dúvida que o Brand Awareness é o mais evidente nestas ferramentas.

5. O custo de uma vending machine interativa é maior do que o de uma vending machine tradicional?

Sim, o custo é maior pois existem tecnologias embarcadas na mesma, tais como tela touch, CPU, câmera, software personalizado entre outros que agregam valor e, consequentemente, custo no equipamento.

6. Como a Machine & Mídia integra o mundo offline com o mundo online?

A Machine Midia atua com 2 frentes principais, sendo uma de Vending Machine (máquina de vendas) e outra de Sampling Machines (máquina de distribuição de amostras). A integração do off-line com o online é algo particular para cada um destes segmentos, sendo eles:

  • Na vending machine todas as informações locais de estoque, vendas, relatório de perfomances e avarias são enviadas para nuvem para maior otimização do processo de logística e de manutenção.
  • Na sampling machine a interação para a retirada de uma amostra pode ser integrada com redes sociais onde a retirada de uma amostra efetua uma postagem na rede social do consumidor, pode gravar vídeos e enviar para alguém ou até mesmo presentear alguém comprando algo na máquina e enviando um código de retirada ao presenteado.

Destas formas a interação offline traz muitas opções de resultados e conexões com o mundo online.

7. Qual é o público-alvo da Machine & Mídia?

O público alvo são as agências de publicidade, os grandes varejistas que pretendem inovar em um PDV alternativo e as industrias que buscam traçar novas estratégias de otimização de sua cadeia de distribuição, além de contato mais direto com seu consumidor.

Para chegar em nosso público ideal, trabalhamos em ações online, através das quais demonstramos nossos cases, nossa expertise e mostramos que sempre estamos abertos a novas ideias.

8. Quais são as metas de crescimento para 2016?

Por ser um ano de crise, acreditamos em um crescimento mais modesto em 2016, chegando em algo em torno de 30%.

Existe um mundo de possibilidades em vending machine

A nossa rápida conversa com Ricardo Rosenberg mostra que ainda há muitas oportunidades no mercado de vending machine nacional, e que ainda existe uma grande oportunidade de inovar nesse mercado.

Sendo assim, pare e pense: como posso trazer a inovação para mais perto do meu mercado em 2016, e como posso me diferenciar, aumentando minha participação no mercado e meu relacionamento com clientes?

A Machine & Mídia encontrou um caminho para se diferenciar totalmente quando o assunto é vending machine. Você também pode encontrar o seu.