Dicas poderosas para aumentar as vendas

Que tal fugir do papo de crise e aumentar as vendas? Aqui estão algumas dicas poderosas para dar um gás em suas vendas

A sua empresa está pronta para alcançar o crescimento das vendas?

A sua empresa está pronta para alcançar o crescimento das vendas?

Você tem implementado um processo de vendas em sua empresa de vending, ou está apenas tentando vender mais de maneira aleatória, e sem controle nenhum?

Esperar as vendas caírem do céu é o maior erro de qualquer empresa, uma vez que, se você não está vendendo mais, está deixando de crescer, e perdendo presença no mercado.

Mas não se desespere, pois existe uma saída. Para aumentar as suas vendas, você vai precisar de um processo comercial, uma grande dose de relacionamento, e muito esforço.

Infelizmente, não existe nenhum truque mágico para gerar vendas. Por isso, nós queremos que você aumente suas vendas, com dicas poderosas que podem promover o seu negócio.

E se você não souber por onde começar, nós temos um passo-a-passo útil para que você consiga atingir suas metas e objetivos.

Você está pronto?

#1. Crie um processo comercial

O processo comercial é o passo-a-passo de como uma venda acontece.

Geralmente ele se inicia com a prospecção, e avanço passo-a-passo, pela qualificação, apresentação, negociação, fechamento, e entrega a bola para o pós-venda.

Obviamente, algumas empresas personalizam o seu processo de vendas, mudando algumas etapas e incluindo outras. Mas geralmente ele consiste em:

  1. Prospecção.
  2. Qualificação.
  3. Apresentação.
  4. Negociação.
  5. Fechamento.
  6. Pós-venda.

Vamos entender um pouco mais sobre cada parte do processo.

A prospecção

A prospecção é a etapa da venda em que a sua empresa aborda novos e potenciais clientes. A sua empresa cria uma lista de potenciais clientes (baseado no mercado, porte, ou características semelhantes a seus clientes atuais).

E com isso, seus vendedores iniciam a prospecção, em busca de clientes que possam ser potenciais consumidores de vending machine.

Especialistas creditam à prospecção a maior importância das vendas. Por isso, quanto melhor um vendedor, mais prospecções de sucesso eles fazem.

Se você não está prospectando nenhuma empresa, você não está crescendo, uma vez que, quando suas oportunidades atuais acabarem, você não terá novos potenciais clientes.

A qualificação

A qualificação é a etapa em que o vendedor descobre se o seu prospect tem potencial para se tornar um cliente.

É nessa etapa que separam o joio do trigo (aqueles prospects com mais potenciais daqueles que não têm a capacidade de se tornarem clientes). Dessa maneira, conseguem dar seguimento aos prospects qualificados.

Nós fizemos um post muito oportuno com dicas de qualificação para explorar melhor as oportunidades de cada lead, que será muito útil nessa etapa.

A apresentação

Agora que seu vendedor já qualificou o seu lead, está na hora de apresentar suas máquinas de vending para o prospect.

É aqui que você precisa dar o seu show e mostrar porque é a melhor opção para o seu cliente. Faça demonstrações, ofereça um tempo de degustação e mostre que você é a melhor opção de negócios para o seu potencial cliente.

Quando podemos mostrar aquilo que vendemos, deixar os potenciais clientes experimentarem, e sentir o nosso produto, temos mais chances de sucesso porque estamos envolvendo outros sentidos no processo.

Quanto mais sentidos envolvemos (paladar, olfato, tato, visão e audição), maior a sua chance de convencer o seu cliente.

A negociação

É aqui que você precisa encaixar a sua proposta no orçamento do seu cliente. Se vocês chegaram até aqui significa que o cliente quer comprar, e que você tem grandes chances de vender.

Aqui é onde o seu cliente precisa tirar todas as dúvidas (através de objeções) e que você vai mostrar que realmente é a melhor opção de vending para suprir as suas necessidades.

O fechamento

Muitos vendedores chegam muito bem até aqui. Prospectam de maneira profissional, qualificam o lead, apresentam o produto e negociam impecavelmente.

Mas, na hora de fechar, acabam não conseguindo pedir a venda. E isso é um grande problema.

Por isso, você precisa lembrar de pedir a venda. Mesmo que você tenha feito uma bela apresentação e negociado exemplarmente, você ainda precisa pedir pela venda.

O pedido não é algo intrínseco e você não pode virar as costas para isso.

O pós-venda

Agora que você já conseguiu vender para o seu cliente, precisa fazer com que ele tenha certeza de que fez o melhor negócio possível.

No pós-venda é onde o relacionamento é aprimorado e a sua empresa mostra que está sempre disposta a melhorar o relacionamento com seus clientes atuais.

É durante o pós-venda que o seu cliente tem a certeza que fez a coisa certa ao comprar de você.

É durante o pós-venda que o seu cliente tem a certeza que fez a coisa certa ao comprar de você.

#2. Utilize o follow-up como uma maneira de nutrir seus relacionamentos

Não adianta você ter um processo de vendas bem desenhado de você não der valor ao follow-up. O follow-up é justamente o passaporte que permite a você acompanhar o cliente de uma etapa da venda para outra.

Muitas vezes, você qualifica um cliente, mas ele não tem interesse imediato em fazer negócios com você. Ou ele precisa de ajuda para vender a sua ideia.

Através do follow-up, você acompanha os clientes, e vai mostrando que não esqueceu dele, que ele é importante para a sua empresa, e sobretudo, que você ainda pretende fazer negócios juntos com ele.

O follow-up é o acompanhamento que faz a diferença. Quando você não desiste de seu cliente e está sempre à disposição, mostra a ele o quanto quer fazer negócios com ele.

Continue fazendo follow-up sempre. Até que ele compra de você, ou até que ele diga que não tem mais interesse em fazer negócios, e não quer mais saber de você.

#3. Use a indicação para ganhar mais clientes

A melhor maneira de conseguir novos potenciais clientes é pedindo indicação para seus clientes atuais.

Seus clientes atuais podem conhecer potenciais clientes que podem ter interesse em seu produto, em seus serviços, e até mesmo conhecer o que você faz para futuras oportunidades de negócios.

Quando um cliente atual indica um potencial cliente para você, ele mostra que conhece, confia e acredita no seu trabalho.

Dessa maneira, você entra pela porta da frente quando vai abordar seus prospects, já que foi indicado por alguém que eles conhecem.

Pense no seguinte: quando você aborda um potencial cliente por indicação de um cliente, você está dizendo ao seu prospect que o seu cliente (que conhece ele de alguma maneira) acredita que seria bom ele conhecer o que você faz.

Você tem o aval de seu cliente. A indicação é a demonstração de que seu cliente assina embaixo no que você faz e confia em seus produtos e serviços.

É uma maneira de ser bem recebido, e aumentar as chances de conseguir novos clientes. Além disso, é a melhor maneira de encurtar o seu processo de vendas.

Você está pronto para incrementar o seu processo comercial?

Com essas dicas simples, porém muito importantes, você estará pronto para tirar o melhor proveito de seu processo comercial. É a melhor maneira de otimizar os seus esforços durante a venda.

Implemente um processo comercial eficiente em sua equipe de vendas, esteja pronto para mensurar a eficiência de cada etapa, e ao mesmo tempo, lembre-se de usar o follow-up­ para conseguir a atenção de seus clientes.

Além disso, nunca se esqueça de estar disponível para o seu cliente, e fazer um pós-venda exemplar.

É justamente isso que vai permitir que você tenha sucesso na hora de pedir indicações de clientes para seus clientes. Eles irão lembrar da boa experiência que tiveram com você, e certamente irão indicar seus produtos.

Assim, a sua empresa utiliza sua base de clientes para crescer, e o processo de vendas para conquistar novos clientes e mercados.