Conheça um pouco mais das estatísticas do mundo das vending machines

Você está curioso sobre o mundo das vending machines? Confira algumas informações aqui

Conheça e compare algumas estatísticas de veding machine no mundo e o mercado brasileiro.

Conheça e compare algumas estatísticas de veding machine no mundo e o mercado brasileiro.

Se você acompanha o mercado de vending machines, deve saber que o Brasil ainda está engatinhando nesse mercado, que é muito mais desenvolvido nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Isso mostra uma grande oportunidade de mercado dentro do nosso país, uma vez que existem máquinas e segmentos ainda praticamente inexplorados por aqui.

Enquanto nós temos por aqui, menos de 100 mil vending machines em operação, no mundo esse número chega aos milhões:

  • Na Europa existem aproximadamente 3,74 milhões de vending machines.
  • No Japão, existem mais de 5 milhões de vending machine em operação, o que representa aproximadamente 1 máquina para cada 50 habitantes.
  • Os Estados Unidos também têm uma grande representatividade de máquinas, com aproximadamente 3,5 milhões de máquinas, o que representa 1 máquina a cada 90 habitantes.

Se por um lado, os números internacionais podem assustar e nos fazer pensar que o Brasil é apenas um pequeno país com máquinas automáticas, o nosso índice de crescimento anima.

Por aqui, estamos crescendo em média 10% ao ano, o que representa, por exemplo, 5 vezes o crescimento japonês, e o dobro do crescimento do mercado americano.

Nós já tivemos 1 máquina para cada 4 mil habitantes, e hoje esse número vem diminuindo, devido à expansão do mercado, de novas tecnologias disponíveis, e novos sistemas que permitem maior controle dos operadores de vending machine.

Obviamente, a indústria de vending machine não é apenas representada por número de máquinas. Estamos falando de um mercado que movimenta dinheiro, emprega pessoas e tem representatividade (não apenas nacionalmente, como internacionalmente).

Em termos comparativos, temos:

  • Na Europa, existem mais de 85 mil funcionários ligados ao mercado de vending machine.
  • Nos Estados Unidos, mais de 65 mil pessoas trabalham no mercado de vending machines, tendo mais de 24 mil empresas nesse setor.

Em 2013, por exemplo, a Associação Europeia de Vending esteve presente na Expovending, para conhecer um pouco mais sobre o nosso mercado de vending machine.

Apesar de termos menos máquinas de vendas do que outros países, nosso mercado cresce mais rápido por estar em expansão.

Apesar de termos menos máquinas de vendas do que outros países, nosso mercado cresce mais rápido por estar em expansão.

Dentre as conclusões da delegação Europeia, temos algumas observações (feitas por eles mesmos):

  1. O mercado de vending brasileiro tem muitas oportunidades, por ser relativamente novo.
  2. Os operadores de vending sofrem com políticas protecionistas do governo, com altas taxas de importação de máquinas de vending, que podem ser taxadas em mais de 80% do preço inicial.
  3. As máquinas de vending se tornaram comuns em empresas e escritórios, que mostra uma tendência crescente em nosso país – assim como na Europa.

Se você quiser ler o relatório completo, pode acessar o relatório da European Vending Association.

Obviamente, quando comparados a outros países, nosso mercado de vendas automáticas ainda está no início, mas a boa notícia é que ele está em franca expansão apesar do momento econômico desfavorável do nosso País.

Temos bons exemplos de onde podemos chegar no mercado de vending machine. É só observarmos os países e regiões que citamos por aqui: Japão, Estados Unidos e Europa.

Ainda há espaço para novos produtos em máquinas, para novas máquinas, e principalmente, para novos segmentos com produtos já conhecidos.

Se você está curioso sobre o mercado de vending machine, lembre que estamos crescendo a 10% ao ano (enquanto outros mercados crescem a 5% e 2%), o que mostra o potencial ao continuar crescendo em um país com dificuldades econômicas.

Se você quer aprender mais sobre o mercado brasileiro de vending machines, curta nossa fanpage e cadastre-se para receber nossas novidades.

Nós sempre publicamos conteúdo sobre o mercado, e dicas para quem está pensando em iniciar em vending machine e não sabe por onde começar. Se esse é o seu caso, não pode perder nossos artigos.

  • Alvaro de Laguno

    Bom dia, boa notícia é o mercado Brasileiro ter informações em primeira mão. Se pudermos ajudar ….
    Hostelvending.com
    hostelvending.com.pt

    • caiosaad

      Bom dia Alvaro! Será um prazer trabalharmos juntos a fim de trazermos ainda mais conteúdo para o mercado Brasileiro! Estaremos em contato. Obrigado!