Conheça os diferentes segmentos de vending machine

Você conhece os diferentes segmentos de vending machines?

Você conhece os diferentes tipos de vending?

Você conhece os diferentes tipos de vending?

Segundo a ABVA, Associação Brasileira de Vendas Automáticas, mais de 65% das máquinas de vending brasileiras são máquinas de bebidas quentes que servem café ou outros solúveis.

Este número reflete um pouco da cultura brasileira em relação ao gosto pelo cafézinho e também a evolução do mercado. Enquanto outros países desenvolvidos já têm uma proporção maior de máquinas que servem produtos diversos, nós ainda possuímos uma barreira cultural para a venda de produtos de forma automática. A venda de produtos voltados à alimentação e bebidas quentes, principalmente, ainda tem um maior apelo para o mercado nacional.

Neste artigo falaremos dos 3 segmentos mais conhecidos do mercado.

#1. Horeca

Horeca é a abreviação das palavras hotel, restaurante e café.

Essas máquinas são utilizadas para preparar bebidas nos estabelecimentos incluídos nesses segmentos (food service), que, por sinal, é um dos segmentos que mais cresce dentro do setor de vending machine.

As máquinas para esse segmento são utilizadas em restaurantes, cafés, bares e hotéis. Muitas delas são utilizadas em cafés da manhã de hotéis, outras em restaurantes que disponibilizam bebidas quentes para seus clientes ao final das refeições.

Essas são máquinas de médio porte, já que muitas vezes preparam centenas de doses por dia, por conta do intenso movimento e fluxo de pessoas dos locais em que estão instaladas.

Geralmente é comercializada pelos operadores com locação mais venda de insumos ou então contabilização de doses.

Máquinas Horeca: ideais para hoteis, restaurantes e cafés.

Máquinas Horeca: ideais para hoteis, restaurantes e cafés.

#2. OCS

OCS é a sigla para Office Coffee Service – ou serviço de café para escritórios. A linha é composta por máquinas de café espresso que são menores do que as máquinas Horeca, portáteis, e muitas vezes, mais simples e com menos funcionalidades (algumas máquinas oferecem apenas cafés).

Apesar de portáteis, as máquinas OCS possuem diferentes tamanhos e portes, e estão preparadas para ajudar a suprir a necessidade de empresas de diversos tamanhos e segmentos.

Desde máquinas econômicas até máquinas intermediárias, que produzem e tiram dezenas de doses diariamente, as máquinas OCS permitem uma solução simples e prática.

Escritórios, salas de reuniões, auditórios e até mesmo salas de aula podem utilizar o OCS como serviço de café de maneira simples. Em muitos casos, tudo que as empresas precisam fazer são os pedidos de insumos.

Realmente é uma maneira muito simples de abastecer, e manter funcionando máquinas de café de sua empresa. Se os seus clientes são micro e pequenas empresas, talvez essas sejam as máquinas certas para você trabalhar.

Os operadores geralmente vendem ou então alugam estas máquinas e vendem insumos.

Máquinas OCS: feitas para suprir as necessidades de cafés em escritórios de diversos tamanhos.

Máquinas OCS: feitas para suprir as necessidades de cafés em escritórios de diversos tamanhos.

#3. Vending machines

As máquinas de vending, cada vez mais conhecidas, têm se diversificado bastante. Além de vender bebidas quentes, refrigerantes ou snacks, há máquinas que vendem livros, maquiagem, saladas, sanduíches, e assim por diante. Não existe limite para a diversidade de produtos que podem ser vendidos em uma máquina de vending.

Nós podemos ver máquinas como essas nos metrôs, parques e condomínios comerciais. Fora do Brasil, podemos nos esbarrar com vending machines nas ruas, como se fossem caixas eletrônicos.

Além disso, as máquinas possuem diversos tamanhos, integração com outras tecnologias, formas de pagamento, operação e controle.

É bom que você conheça um pouco mais sobre essas funcionalidades se estiver pensando em operar máquinas deste porte.

Em artigos futuros vamos nos aprofundar nos tipos de vending, aplicabilidade, suas funcionalidades, bem como integração com telemetria e sistemas de pagamento. São tantas variedades que essa categoria merece um post exclusivo.

Vending machines: de diferentes tipos e tamanhos, elas podem estar por todos os lados.

Vending machines: de diferentes tipos e tamanhos, elas podem estar por todos os lados.

Qual é a máquina que mais combina com seus clientes?

Agora que você já conhece um pouco sobre as modalidades e máquinas de vending, pense em seus clientes para conseguir escolher melhor seus equipamentos.

Se seus clientes são, por exemplo, hotéis, cafés e restaurantes, talvez o melhor a fazer é optar por máquinas Horeca, que são feitas especialmente para esse segmento. Ou dependendo das necessidades, poderá utilizar máquinas menores OCS.

Por outro lado, se você coloca máquinas em condomínios, metrôs, parques ou ambientes corporativos com muitos colaboradores vai precisar de máquinas maiores.

Certamente atender empresas de tamanhos diferentes (micro, pequenas e médias empresas) vai exigir você máquinas de diversos tamanhos para conseguir suprir as necessidades dessas empresas.

Trace o seu perfil de clientes. Depois procure as máquinas que mais combinam com esse perfil. Essa é uma ótima maneira de começar.