Como impulsionar as suas vendas com estratégias comerciais simples

Que tal vender mais para seus clientes atuais com técnicas simples? Aqui está tudo que você precisa saber

Que tal vender mais para seus clientes atuais? Temos dicas preciosas que podem ajudar.

Que tal vender mais para seus clientes atuais? Temos dicas preciosas que podem ajudar.

O post de hoje é um post diferente. Não iremos falar para operadores de máquinas de vending, mas sim para quem vende café e outros produtos de forma recorrente diretamente para seus clientes. É claro que uma coisa não exclui a outra visto que muitos operadores de vending machines na verdade vendem café (insumos), locam máquinas, etc…

A idéia para este artigo veio de uma experiência pessoal. Aqui no escritório, temos uma máquina de café. Eventualmente, quando o nosso café estava acabando, ligávamos para um fornecedor para pedir mais café. Em muitas ocasiões, uma vendedora muito simpática me ligava para verificar se estava tudo bem e para nos oferecer mais café. Sempre que ela ligava comprávamos café. Notei que sempre que ela me perguntava se precisávamos de café eu dizia que sim, pois coincidentemente ou não, ela me ligava periodicamente de acordo com o nosso volume de compras e consumo.

Com o passar do tempo acredito que esta vendedora tenha saído da empresa e aparentemente ninguém a substituiu, ou pelo menos, ninguém absorveu esse procedimento de nos ligar rotineiramente. E no final das contas, percebi que ficávamos frequentemente sem café.

Com isso precisávamos fazer um controle antes que o café acabasse, já que em média, os pedidos demoram quase 1 semana para serem entregues.

Acontece que nem sempre conseguimos ligar antes do café acabar. Com a correria do dia-a-dia, acabamos nos esquecendo de fazer esse controle, e só nos damos conta quando o café acaba. Aí temos que correr ao mercado, e até mesmo pagar mais caro, para que não fiquemos sem café.

Só que esse incidente começou a acontecer frequentemente, e quando me dei conta, praticamente paramos de comprar café com nosso fornecedor, porque simplesmente esquecemos de pegar o telefone e ligar para ele, pedindo mais café com a devida antecedência.

Ou seja, se a empresa tivesse essa rotina de relacionamento institucionalizada dentro da empresa, com um controle do tempo que levamos para consumir o produto, poderia nos ligar antes que o café acabasse, oferecendo cafés, novos produtos, e até mesmo equipamentos mais adequados para nosso escritório.

Como isso não acontece, nosso fornecedor acabou perdendo um cliente para o supermercado, por pura e simples conveniência. Não se trata de preço nem qualidade. Assim, me pergunto: Quantos clientes mais será que ele acabou perdendo?

Muitos operadores estão sempre pensando em como ampliar o seu território, suas vendas, seu portfólio de produtos, mas muitas vezes esquecem que estratégias simples de vendas e relacionamento com os clientes podem ajudar a impulsionar suas vendas, vendendo mais para seus clientes atuais.

Existe um ditado que afirma que é muito mais barato vender mais para um cliente existente, do que conquistar um novo cliente.

Queira você acreditar nele ou não, ele é 100% verdade, e você pode implementar algumas estratégias simples e rápidas para aproveitar os seus clientes atuais.

Você quer vender mais para seus clientes atuais, gastando menos, e tendo muito mais aceitação e receptividade por seus clientes de maneira geral? Anote essas dicas e comece a praticá-las hoje mesmo.

#1. Faça contato frequente com seus clientes ativos

Quantas vezes por mês você liga para seus clientes? Ou você só fala com eles quando eles ligam para fazer pedidos, ou fazer uma pesquisa de preços?

Se a segunda situação lhe é familiar, você pode estar em apuros.

Primeiro, porque se o único contato que você tem com o seu cliente é quando ele liga para pedir, você não está cultivando o relacionamento com seus clientes atuais, nem dando a eles o seu devido valor.

Quando você não dá valor ao seu cliente, está dando brecha para outras empresas e profissionais tomarem ele de você.

O que você precisa fazer para manter contato com seus clientes ativos? Siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Tenha um CRM, ou uma planilha onde você cadastre todos os seus clientes.
  2. Crie uma regra, de quanto em quanto tempo cada cliente compra de você (a periodicidade pode ser quinzenal, mensal, bimestral, e etc.).
  3. Antes que esse ciclo se complete, entre em contato com cada um deles. Diga que você sabe que está próximo do ciclo de compra de seu cliente, e que quer saber se ele está precisando de algo.

Ao fazer isso, você estará mostrando ao seu cliente que conhece suas necessidades, que está tomando a responsabilidade pelas vendas (que sempre precisa ser do vendedor), e que dá importância para suas necessidades.

Quando você toma a iniciativa pela venda, fica mais fácil vender para seus clientes, entregar no prazo, e ainda oferecer produtos novos e eventuais lançamentos.

Isso é uma vantagem, pois você não tem essa oportunidade quando fica à mercê da ligação do cliente.

Mas isso não é tudo. A dica a seguir é também de grande utilidade.

Faça uma lista de seus clientes inativos, e aos poucos aproxime-se deles.

Faça uma lista de seus clientes inativos, e aos poucos aproxime-se deles.

#2. Reaproxime-se de seus clientes inativos

Lembra aquele cliente que, por algum motivo não compra mais de você? Ele pode estar comprando de outro fornecedor por várias razões, ou nem estar mais comprando.

Mas, porque mesmo você se afastou deles?

Comece a traçar uma estratégia para se reaproximar. Primeiro, faça uma lista de seus clientes inativos.

Agora que você já sabe quem não compra mais de você, pense em uma abordagem para voltar a vender para essas pessoas.

Pense, por exemplo, em uma loja de calçados que te manda um voucher por e-mail porque faz tempo que você não compra. Como isso pode inspirar a sua estratégia para recuperar clientes?

Crie um desconto para os clientes que não compram mais de você, um kit degustação de cortesia, ou uma oferta irrecusável sobre os produtos que ele costumava comprar.

Certamente isso vai ajudar você a trazer seus clientes de volta, com um esforço muito menor do que encontrar novos clientes por aí.

Você está pronto para começar?

Agora que você já conhece 2 dicas preciosas para vender mais para seus clientes atuais e ex-clientes, comece a implementar essas idéias e comece a monitorar os números, para conseguir controlar a taxa de retorno dessas novas ações.

Dessa maneira você vai se aproximar não apenas de seus clientes atuais, como também de seus clientes inativos, melhorar e aprimorar o relacionamento, e conhecer mais o gosto de seus clientes.

Essa aproximação será benéfica na hora de você fazer crosseling e upselling em suas ações de vendas. Mas isso vai ficar pra um próximo artigo, onde vamos ajudar você a vender mais produtos para seus clientes atuais.

Sua primeira lição agora é, vender mais para seus clientes atuais e se reaproximar de seus clientes inativos através do relacionamento. Faça a lista, pegue o telefone e comece agora.

  • Neidson

    Muito bom,
    Não consigo imaginar como essa vendedora conseguia controlar o período certinho de cada cliente. Fazer esse controle em planilhas de excel é completo, ter que alimentar, etc, etc, etc.
    Todavia, eu penso que se conseguirmos incrementar esse serviço os retornos serão certos.