Como encontrar um mercado para seu negócio de vending machine?

Você está buscando um novo mercado para implantar vending machine? Nós temos algumas dicas para você

É só darmos uma volta na rua em países como EUA e Japão para vermos como existem oportunidades de mercados de vending machine.

É só darmos uma volta na rua em países como EUA e Japão para vermos como existem oportunidades de mercados de vending machine.

O negócio de vending machine, por incrível que pareça, ainda é algo novo no Brasil. Quando comparamos o nosso país com os EUA, Europa, ou até mesmo o Japão, é só dar uma volta na rua para sentirmos a diferença.

Diferentemente do Brasil, esses outros países são infestados de máquinas por todos os lados, dos mais diferentes tipos e produtos.

No Brasil, condomínios, metrôs e alguns espaços como shoppings, zoológicos e parques ainda estão se habituando com estas vending machines.

Isso pode ser um ótimo indicador. Indica que o mercado tem muitas possibilidades de crescimento, e que existe muita demanda reprimida.

O que mais vemos? Máquinas de café, refrigerantes e snacks. Essas são as mais populares que aparecem pra gente por todos os lados, não é mesmo?

De vez em quando, em uma estação de metrô, somos confrontados com uma máquina de livros. Vez por outra, com o patrocínio de uma marca de produtos de beleza, com uma máquina vendendo maquiagem.

Em outros países é possível comprar jornal, chips de telefone, pizza, roupas, e até mesmo lagosta. O Olhar Digital tem uma lista com as vending machines mais bizarras do mundo (detalhe para a máquina que dá banho em cachorros).

Enquanto algumas empresas veem a falta de diversidade como um problema para novos produtos entrarem no mercado, isso pode ser uma oportunidade para a sua empresa.

Dito isso, nós vamos dar algumas dicas para você encontrar um mercado e/ou nicho para seu negócio de vending machine.

 

#1. Encontre um gosto ou paixão comum

Os brasileiros têm diversos gostos e paixões: futebol, praia, samba, dentre outros. Como uma máquina de venda poderia facilitar ou potencializar algumas dessas paixões?

Será que você poderia colocar uma vending machine com protetor solar e bronzeador nas grandes barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza?

Ou será ainda, que você poderia colocar dentro da sede de um time, uma máquina de vending para vender camisas, ou bolas de futebol, para os torcedores que passam por lá para comprar ingressos para o jogo?

Ou quem sabe, uma máquina que venda gravatas dentro de uma barbearia, ou em uma charutaria?

Quem sabe ainda, perto de escolas e faculdades, uma máquina de vending de revistas e livros relacionadas aos cursos da faculdade em questão?

Pense em como você pode diversificar e encontrar um mercado ou oportunidade diferente no meio de tanta máquina de venda convencional.

Você ainda pode aproveitar tendências: alimentos livres de glúten, sem lactose, vegan, para quem pratica atividades físicas, e assim por diante.

Durante a Copa de 2014, a Netshoes vendeu camisas do Brasil em vending machines no metrô.

Durante a Copa de 2014, a Netshoes vendeu camisas do Brasil em vending machines no metrô.

#2. Aproveite o seu conhecimento sobre o mercado

Se você conseguir unir o seu conhecimento ao mercado em que você vai operar, as coisas podem ficar muito mais fáceis.

Para isso, aproveite, por exemplo, o seu conhecimento passado, sua profissão, seus hobbies, ou até mesmo curiosidade.

Quanto mais conhecimento você tiver envolvido, mais você vai conhecer o mercado e aprender a encontrar oportunidades disfarçadas e nichos inexplorados.

No caso de uma vending machine livre de glúten, se você trabalhou em uma academia, ou se você trabalhou em uma clínica de nutrição, pode ter muito conhecimento sobre esse ramo para encontrar oportunidades, locais, clientes, fornecedores e parceiros de negócios para fazer seu negócio dar certo.

Caso contrário, se você não conhecer nada, ou não souber nada sobre glúten, certamente não vai saber escolher nem os produtos que vai vender.

O conhecimento do mercado certamente será um diferencial competitivo. Por isso, não entre às cegas em nenhum ramo, sem antes assegurar que você conhece pelo menos o básico sobre ele.

#3. Fique de olho nas tendências emergentes

Que máquinas de refrigerante e snacks são tendência, todos já sabemos. Afinal, elas estão por todos os lugares.

Mas, e se você pudesse saber hoje, de uma tendência emergente de máquinas de vendas (como as vending machine de paleterias mexicanas, por exemplo), você poderia aproveitar um mercado em expansão e criar ainda uma variedade, não?

Ou quem sabe, aproveitar o mercado crescente de corredores e pessoas que estão começando a correr, todos os dias, para oferecer isotônicos e outras bebidas hidratantes em parques, clubes, e locais utilizados para essa atividade?

Obviamente essas são apenas suposições. Mas aproveitar tendências emergentes e crescentes no mercado (seja da moda, alimentação, consumo sustentável e/ou hobbies) pode fazer com que você inicie seus negócios em um mercado em expansão.

Na Alemanha, por exemplo, existem máquinas de vendas que coletam garrafas pet vazias e, como forma de pagamento, emitem cupons de descontos que podem ser utilizados em supermercados.

Será que essa é uma tendência crescente para um país em que o consumo consciente e a reciclagem só estão se tornando uma realidade?

Não entre em nenhum mercado às cegas

Seguir os 3 passos que apontamos nesse artigo vai fazer com que você resguarde o seu negócio e evite investir em um mercado que não conhece, que não tem potencial, ou completamente saturado.

Obviamente, isso pode ser um problema, e fazer você perder muito dinheiro, o que nós não queremos que aconteça.

Portanto, sempre que possível, utilize o seu conhecimento prévio sobre mercado, produto e pessoas, tente relacionar isso com os hábitos de consumo do seu consumidor, e se possível, com alguma tendência emergente.

Diariamente novos hábitos e novos hobbies são abraçados. E acredite, o mercado brasileiro ainda tem um enorme potencial inexplorado para as vending machines.

Utilize isso ao seu favor, junto com o seu conhecimento e saia na frente. As pessoas geralmente se lembram das primeiras ideias em um mercado, porque associam que elas são as mais originais.

Se ao longo do seu planejamento, você tiver alguma dúvida, não hesite em falar conosco. Nós teremos o imenso prazer de ajudar você a planejar e controlar o seu negócio de vending machine.