Como atrair, reter e motivar funcionários

Como anda a política de reconhecimento e retenção de talentos em sua empresa? Aqui estão algumas lições importantes que você não pode perder de vista

Como a sua empresa lida com retenção de talentos? Você tem feito a coisa certa?

Como a sua empresa lida com retenção de talentos? Você tem feito a coisa certa?

Empreendedores e gestores devem compreender a importância da criação de um local de trabalho que atrai, retém e engaja a sua força de trabalho, independete do seu mercado, ou da economia em que sua empresa está inserida.

É importante a sua empresa ter isso em mente, porque os profissionais qualificados estão sempre em demanda.

Quanto mais habilidade e talento os profissionais possuírem, mais provável que eles podem deixar você e ir para outra empresa.

Se o ambiente dentro da sua empresa é péssimo, você pode ser o maior operador de vending machine, que ainda assim seus funcionários não irão hesitar em deixar a sua empresa.

Por isso, as empresas não precisam apenas se preocupar em reter os seus funcionários, mas se concentrarem na criação de um ambiente que torna os profissionais tão produtivos quanto eles podem ser.

Aqui está o que a sua empresa deve fazer se você quiser atrair, reter e motivar seus funcionários.

#1. Fornecer um ambiente de trabalho positivo

Os líderes seniores que assumem a responsabilidade pessoal de reter funcionários em suas empresas têm maior produtividade do que as empresas que não fazem isso.

Jim Goodnight é co-fundador e presidente de uma empresa de desenvolvimento de software.

Seu ambiente de trabalho progressivo e a série de benefícios para toda a família que ele dá aos seus funcionários, mantém a taxa de rotatividade de sua empresa muito abaixo da média das empresas de software.

Segundo ele, seus bens mais preciosos vão para suas casas às 17h ou 18h todos os dias. É o seu trabalho trazê-los de volta no outro dia.

#2. Reconheça, reforce e recompense

O dinheiro e os benefícios são fatores mais importantes na atração e retenção de pessoas, mas recompensar e reconhecer atende à necessidade humana básica de se sentirem recompensados por aquilo que fazem.

Um programa de reconhecimento de sucesso não precisa ser complicado, nem envolver dinheiro para ser eficaz.

Pessoas talentosas e qualificadas estão sempre em demanda. Quanto mais habilidade e talento possuírem, mais provável que seus funcionários saiam da sua empresa e troquem você por um concorrente.

A Disney oferece passeios e visitas como parte de seu programa de recompensa de funcionários.

Um extenso programa ajuda a criar um ambiente de apoio, contribuir para a retenção de funcionários, além de incentivar o seu envolvimento no trabalho.

A empresa tem mais de 20 programas de reconhecimento diferentes, tais como cartões de aplausos e certificados de presentes individuais.

Além disso, cada departamento tem projetado programas de recompensa que prestam reconhecimento aos funcionários.

Os novos funcionários são convidados a participar na sua própria estratégia de recompensa, listando as coisas com as quais eles gostariam de ser recompensados, como, por exemplo: viagens, ingressos para o cinema, ou reconhecimento publico.

A mais elevada forma de reconhecimento público é quando os funcionários têm seus nomes estampados na vitrine da Main Street, afirmando que são os proprietários da loja.

#3. Envolva e engaje a força de trabalho

As pessoas podem se apresentar para o trabalho, mas eles são engajados e produtivos? As pessoas estão mais comprometidas quando há um processo para eles contribuírem com suas ideias e sugestões.

A Sony promove o intercâmbio de ideias dentro dos departamentos, patrocinando uma exposição natural de ideias, durante a qual cientistas e engenheiros exibem projetos e ideias nas quais estão trabalhando.

Aberto apenas para os funcionários da Sony, esse processo cria um clima saudável de inovação e envolve todos aqueles que participam.

Quando sua equipe sente que participa do processo decisório de sua empresa com ideias e insights, elas ficam mais engajadas em seu trabalho.

Quando sua equipe sente que participa do processo decisório de sua empresa com ideias e insights, elas ficam mais engajadas em seu trabalho.

#4. Desenvolva o potencial dos indivíduos

Muitas pessoas avaliam as oportunidades educacionais e de treinamento como tão importantes quanto o dinheiro que eles trazem.

Em um estudo realizado pela Linkage, mais de 40% dos participantes disseram que considerariam deixar o emprego atual por um outro trabalho com os mesmos benefícios se proporcionasse maior desenvolvimento de carreira e maiores desafios.

A Deloitte é listada como um dos 100 melhores lugares para se trabalhar. Eles descobriram há vários anos que estavam perdendo pessoas talentosas para outras empresas.

Eles realizaram entrevistas de saída com 70% dos trabalhadores que buscaram novos rumos em suas carreiras e descobriram que eles poderiam ter seguido o mesmo rumo dentro da empresa.

Como resultado, eles criarem o Deloitte Career Connections, um programa de desenvolvimento e treinamento de carreira baseado na intranet da empresa para todos os funcionários.

Durante a primeira semana de implementação, mais de 2 mil funcionários aproveitaram o programa.

O programa oferece uma série de ferramentas de desenvolvimento de carreira, tais como auto-avaliações, ferramentas de desenvolvimento de currículos, e artigos sobre diversas estratégias que procuram emprego dentro da empresa.

Avaliar e melhorar continuamente é o que importa. Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

O processo de avaliação e melhoria deve incluir indicadores importantes, como o volume de negócios, atitudes dos funcionários, e maneira com que os gestores estão cuidando de seus empregados.

La Rosa’s é uma cadeia de restaurantes italianos em Ohio, com mais de 5 mil funcionários.

A empresa realiza uma pesquisa de satisfação do empregado, uma vez por ano, que mede os sentimentos dos trabalhadores sobre remuneração e benefícios, cuidados e reconhecimento.

Além disso, todos os funcionários avaliam seus chefes 2 vezes por ano, utilizando um índice de satisfação do cliente interno.

Esse índice tem apenas 4 perguntas e pede que os funcionários deem a seus gestores uma nota de A a D em 4 categorias diferentes. Qualquer nota inferior a B requer comentários adicionais.

O que seu processo deve incluir

Se você quer criar um processo para atrair, reter e motivar funcionários, precisa criar um processo que pode incluir:

  • Entrevistas de conduta de saída sobre os motivos reais que as pessoas deixam suas organizações.
  • Perguntas aos funcionários que trabalham com você a mais de 5 anos sobre os motivos que eles estão com você.
  • Pergunte aos seus funcionários o que os atraiu em seu negócio.
  • Avalie qual departamento tem melhores e piores taxas de retenção.
  • Crie um plano de retenção para os funcionários-chave que têm maior impacto na rentabilidade e produtividade de sua empresa.

 

Transforme a sua empresa em um bom lugar para trabalhar

Independente da sua empresa ser uma grande corporação, ou uma pequena operadora de vending machine, você pode criar um ambiente que privilegie e incentive o trabalho de seus funcionários.

E embora você possa eventualmente pensar que os exemplos acima estão muito distantes do seu mercado, seja pela cultura do segmento ou pelo tamanho da sua empresa, lhes garanto que há muita gente trabalhando firme nessa linha de raciocínio de modo a reter os melhores gestores, auxiliares administrativos, técnicos, abastecedores, entre outras funções da empresa.

Pequenas empresas devem tirar proveito de seus atributos e assim serem um bom lugar para trabalhar, desenvolver talentos e aumentar os seus resultados.

Grandes empresas possuem grandes oportunidades de reconhecimento de seus funcionários.

Mas, pequenas empresas têm grandes oportunidades de transformar seus funcionários em líderes.

E certamente esse é o único ingrediente que você precisa para transformar a sua empresa em uma grande operadora de vending machine. Você não deveria perder essa oportunidade.

 

Expovending & OCS 2015