A importância do CMV em uma operação de vending machine

O CMV é um índice crucial para avaliar seu negócio. Aprenda mais sobre ele

Você está por dentro do custo das mercadorias que você vende?

Você está por dentro do seu CMV?

Quando falamos em vending machine, administrar custos e perdas é essencial para apurar corretamente os lucros do seu negócio.

Se a sigla CMV é algo novo para a sua empresa, fique atento. Este é um dos índices mais importantes para uma operação de vending machine. O significado de CMV é custo de mercadorias vendidas.

Como se calcula o CMV?

O CMV nada mais é do que o custo total de aquisição das mercadorias que foram vendidas em um determinado período.

Ele é muito importante para uma operação de vending machine, pois o controle do custo dos seus produtos é o que garante um lucro adequado para a sua operação.

Dentre todos os custos inerentes a uma operação de vending machine, certamente o custo dos produtos é o mais importante pois demanda um controle adequado, visto que está sujeito a perdas e alteração de preços dos fornecedores.

Este índice pode ser caculado a partir da somatória do custo de todos os produtos vendidos no período de apuração, seja para a empresa como um todo, um determinado cliente ou máquina.

Porém, fique atento ao calcular os custos, pois o cálculo correto do custo irá depender da forma de apuração da sua empresa.

É necessário levar em consideração o regime de tributação de sua empresa (que faz uma grande diferença nos valores arrecadados com tributos), bem como o valor e a taxa de cada tributo em um produto vendido.

Segue abaixo a fórmula para cálculo do custo do produto dependendo da forma de apuração da sua empresa.

Simples Nacional

Custo = Valor unitário + Frete + Outras Despesas + Seguro + ICMS ST + IPI + II – Descontos.

Lucro Resumido

Custo = Valor unitário + Frete + Outras Despesas + Seguro + ICMS ST + IPI + II – Descontos – ICMS*.

Lucro Real

Custo = Valor unitário + Frete + Outras Despesas + Seguro + ICMS ST + IPI + II – Descontos – ICMS* – PIS – COFINS.

*Importante notar também que o ICMS só será deduzido caso o ICMS ST do produto seja igual a zero.

 

Depois que você calcular seu CVM, sabe quanto gasta por produto vendido e pode garantir a lucratividade.

Depois que você calcular seu CMV, saberá quanto gasta por produto vendido e assim poderá calcular sua lucratividade.

E como verificar o valor do imposto e descontos para cada item da nota fiscal?

Todos os valores de impostos, descontos e despesas acessórias são descritas na Danfe da nota fiscal eletrônica. Porém, alguns dos valores, como por exemplo ICMS ST, não estão descritos em cada um dos itens, mas somente no valor total da nota fiscal. Isto é um problema,  principalmente pelo fato de que as alíquotas e a aplicação dos valores podem variar de item para item, assim invalidando uma eventual distribuição proporcional dos valores, solução que alguns operadores utilizam de forma incorreta no dia-a-dia.

Portanto, caso você queira calcular o valor corretamente, a única forma seria olhar o conteúdo do XML da nota fiscal, o qual traz cada um dos valores de forma separada. Ou ainda, olhar no web-site da SEFAZ.

Alguns softwares específicos, como por exemplo a solução para gestão de vending machines & OCS da AMLabs, auxiliam operadores a terem total controle sobre o seu CMV. Com isso, você garante que seus custos sejam sempre calculados com precisão, evitando surpresas na sua operação.

O software é capaz de calcular essas informações de forma precisa, pois realiza a importação utilizando-se do próprio XML, que é o documento fornecido no formato elaborado pela SEFAZ. Neste caso, além de ter seus custos calculados de forma precisa, você ganha muito tempo pois não precisará digitar cada uma das notas fiscais recebidas dos seus fornecedores.

Não perca seus custos de vista

Agora que você entende a importância de ter seus custos sob controle, mantenha seus índices atualizados e não deixe que nenhuma falha de informação atrapalhe ou influencie o seu negócio.

Se você quiser ter ainda todo esse controle na palma da sua mão, e usufruir dos benefícios de um sistema 100% online, escolha o seu plano e profissionalize ainda mais a sua operação.